segunda-feira, 5 de abril de 2021

6 maneiras de recuperar clientes perdidos e fazer com que eles comprem novamente

 Recuperar os clientes perdidos e fazer com que eles comprem novamente pode dar um bom impulso às suas vendas. E às vezes é surpreendentemente simples , mesmo quando você não tem notícias deles há meses ou anos. Aqui estão seis coisas que você pode fazer para fazer com que os clientes perdidos comprem novamente. Escolha uma gráfica Ribeirão Preto de qualidade.




clientes perdidos

Fonte da imagem: Photospin.com

Você gostaria de ganhar mais dinheiro com sua pequena empresa? Você gostaria de ter uma maneira de aumentar as vendas e os lucros sem um aumento significativo em seus custos de publicidade? Se você já está no mercado há pelo menos alguns anos, os meios para realizar seus desejos podem estar próximos. Aqui está o porquê:


Se você é como muitas empresas, provavelmente está sentado no topo de uma mina de ouro que não vê.


Essa mina de ouro consiste em clientes e clientes potenciais perdidos e inativos que foram relegados a armários de arquivos, e-mails arquivados ou simplesmente permanecem despercebidos em seu banco de dados. Eles podem ser clientes que fizeram uma única compra no passado ou fizeram vários pedidos, mas não fizeram pedidos recentemente. Eles também podem ser clientes que não ficaram satisfeitos com sua compra por algum motivo, que não gostaram de um de seus vendedores ou que decidiram tentar um fornecedor diferente por algum motivo. Eles também podem ser clientes em potencial com os quais sua equipe de vendas conversou uma ou duas vezes e nunca fez contato. Ou podem ser agentes de compras individuais ou compradores que não trabalham mais para a empresa que comprou de você no passado.


Muitos desses clientes perdidos e inativos ainda podem precisar do que você vende e estar dispostos a fazer negócios com você novamente. Dependendo do que você vende, pode estar perdendo milhares de dólares ou dezenas de milhares de dólares em lucros todos os anos por ignorá-los.  


Não deixe essas vendas irem para outras empresas. Aumente seus lucros seguindo estas etapas para fazer com que os clientes perdidos e clientes em potencial voltem.


Identifique os clientes para entrar em contato

Se os registros de seus clientes estiverem em um banco de dados, peça ao seu programador para fazer uma pesquisa para mostrar a você todos os clientes que não fizeram uma compra no último ano. Certifique-se de que a lista impressa inclua alguma indicação de quanto cada cliente comprou no passado. Se seus registros estiverem no papel, vá até os arquivos inativos e compile uma lista dessa forma.


Envie um cartão postal de primeira classe para todos os contatos inativos

Envie um cupom ou outra mala direta promocional em um cartão postal para todos os ex-clientes e clientes potenciais perdidos. Isso leva a duas coisas: ele lembrará os clientes anteriores que receberam a correspondência sobre seus produtos e, se você enviar os cartões postais por correio de primeira classe, não estiver mais no endereço que você tem em arquivo, os correios encaminharão a correspondência para um novo endereço (se estiver dentro do tempo de encaminhamento permitido) ou devolva-o para você. Quando você recebe uma correspondência, você pode pesquisar as empresas na Internet para ver se elas ainda estão em atividade e, em caso afirmativo, ligue para elas para obter informações de contato atualizadas.


Embora o envio de cartões postais seja mais demorado do que o envio de e-mails para ex-clientes, o cartão postal oferece as vantagens de ser um lembrete físico de sua empresa para o cliente e avisá-lo por meio de devoluções quando a correspondência não estiver sendo recebida. 


Ligue para seus melhores contatos anteriores

Essas seriam as pessoas que fizeram os pedidos mais lucrativos com você. Eles podem ter feito grandes pedidos uma vez por ano, ou possivelmente uma série de pequenos pedidos ao longo de um ano que somaram uma quantia significativa em dólares a cada ano.


Descubra por que eles não compraram recentemente

Embora o objetivo de sua ligação seja, em última análise, atrair mais negócios, antes de pedir à empresa que compre de você novamente, você deve tentar descobrir por que ela parou de comprar. Os motivos comuns incluem:


Seu contato anterior na empresa não é mais o comprador ou agente de compras, ou não está mais na empresa.

As informações de contato do seu contato anterior foram alteradas. (ou seja, eles têm um novo número de telefone, endereço de e-mail ou, se o contato for uma mulher, eles se casaram e têm um novo sobrenome.)

A empresa ficou insatisfeita com seu produto.

A empresa ficou insatisfeita com o seu serviço.

O pedido deles não chegou a tempo.

Um erro de envio ou outro problema não foi tratado de forma satisfatória.

Um concorrente reduziu seus preços ou forneceu um serviço melhor.

Sua empresa mudou de local ou número de telefone e o cliente não tinha as novas informações de contato.

O cliente achou que um de seus vendedores foi rude ou pouco profissional.

Se o negócio foi perdido porque o cliente estava insatisfeito com sua empresa , explique o que mudou (se algo mudou) e pergunte o que você pode fazer para reconquistar o negócio dele. Se a perda de negócios foi devido à alteração das informações de contato, peça as novas informações de contato e atualize seus registros.


Descubra se a empresa tem as mesmas necessidades para o que você vende

Às vezes, as empresas precisam de mudanças. A empresa que encomendou 300 lanternas LED de chaveiro de você há dois anos pode querer 500 drives flash para distribuir em feiras comerciais este ano e pode não saber que você pode fornecê-los. Ou eles podem precisar de 10 vezes o número de produtos que encomendaram no passado e podem estar preocupados porque você não será capaz de atender aos novos requisitos de volume. 


Pergunte sobre o negócio deles

Depois de saber por que o ex-cliente ou cliente em potencial não comprou, determine a melhor abordagem para solicitar seu negócio. Por exemplo, se eles tiveram um problema com um produto e foram feitas alterações para resolver esse problema, informe-os e envie-lhes uma amostra grátis, se possível. Se eles trocaram de fornecedor e não derem a você um motivo, pergunte o que seria necessário para ter seus negócios de volta. Se outro fornecedor cortar seus preços, pergunte se eles estão recebendo o mesmo nível de serviço que você vinha prestando. 

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